13 dezembro 2010

Sopa de Alho-Francês e Quadradinhos de Cenoura

     Já começou mais uma semana e como já é habitual, fiz a sopinha para a semana. Como amanhã vamos ter uma espécie de jantar de Natal cá em casa decidi fazer também um bolinho para adocicar as minhas meninas :) 
     Começo então pela minha Sopa de Alho-Francês que ficou deliciosa! Acho que nunca nenhuma sopa que fiz me soube tão bem, talvez isso se deva ao facto de eu gostar muito do sabor que o alho-francês dá à comida.



Ingredientes:
. 3 a 4 batatas médias (ou 200gr de abóbora)
. 4 a 5 cenouras médias.
. 1 cebola pequena
. 1 alho-francês
. sal q.b.
. 1 colher de sopa de azeite

Confecção:
1. Cortar as batatas, as cenouras e a cebola em pequenos cubos e levar ao lume com um pouco de sal.
2. Deixar as batatas, as cenouras  e a cebola cozerem e depois ralar tudo com uma varinha mágica.
3. Cortar o alho-francês às rodelas e adicionar ao preparado.
4. Deixar cozer, em lume brando, até o alho-francês estar bem tenro.

     Visto que sobraram muitas cenouras, isto porque eu compro sempre a mais, decidi fazer um bolinho de cenoura que é muito apreciado cá em casa. Aqui vai ele então :)




Ingredientes:
. 4 a 5 cenouras médias/pequenas
. 3 ovos
. 1 chávena de açúcar
. 1 chávena de farinha
. 1 chávena de leite
. 1 chávena de óleo
. 25gr de manteiga

Confecção:
1. Cortar 4 cenouras aos cubos e levar a cozer.
2. Juntar os três ovos num recipiente e mexer bem com a batedeira.
3. Juntar o açúcar e a farinha aos ovos e mexer muito bem.
4. Juntar o leite e o óleo ao preparado e mexer com uma colher-de-pau.
5. Quando as cenoura estiverem bem cozidas, rala-se com a varinha mágica e junta-se à massa do bolo.
6. Raspar uma cenoura e juntar ao restante preparado.
7. Barrar a forma com manteiga e farinha e verter o preparado para lá.
8. Levar ao forno durante 45/50 min. a 180/200º.
9. Retirar do forno, deixar arrefecer, cortar os cubos e servir.

Está bem molhadinho como eu queria e muito gostoso :)

Espero que gostem,

7 comentários:

  1. Ah Ni..amanhã não quero sopa:)..mas bolinho vai:)..

    ResponderEliminar
  2. Ai que delicia que ficou...
    As fotos estão lindas, só da vontade
    de entrar para o pc e comer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei de tudo, sopa nunca falta na minha cozinha, e um bolinho desses também não era mal recebido, não é nada seco mesmo como eu gosto
    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Oi Daniela! Passei por aqui para conhecer o seu cantinho! Que delicia de sopinha! Voltarei mais vezes!

    Beijinhos, Juju
    http://quitutesdajuju.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Ai, não resisti! Tenho os ingredientes todos e vou fazer os quadradinhos de cenoura, adoro!

    :)

    ResponderEliminar